quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Temer Diminui Área de Unidade de Conservação para passagem de Ferrovia de Blairo Maggi.

O governo federal publicou nessa terça-feira (20) no Diário Oficial da União a Medida Provisória (MP) 756 que vai retirar 304,8 mil hectares da Floresta Nacional (FLONA) do Jamanxim. A medida beneficiará pecuaristas, mas o pano de Fundo é a construção da Ferrovia de Blairo Maggi.
Na imagem é possível ver a localização da Flona Jamanxim no estado do Pará. Fonte: ICMBio/Google earth Pro

A Flona Nacional do Jamanxim foi criada em 2006 e está localizada no município de Novo Progresso na bacia do rio Tapajós no estado do Pará.  Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMbio), responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no país, a Flona Jamanxim está com 11,7% de desmatamento, pois possui 257 estabelecimentos rurais sendo que cada propriedade dessas tem a área média de 1.772ha e cerca de 67% dos proprietários chegaram um pouco antes e depois da criação da Flona. O mais preocupante é que 81% dos proprietários praticam como atividade principal a Pecuária.
Na imagem é possível ver o desmatamento na Flona. Fonte: ICMBio/Google eart Pro.

Ou seja, a MP 756 perdoará os pecuaristas invasores da Flona, abrindo precedentes para os latifundiários avançarem cada vez mais para dentro das Unidades de Conservação, podendo aumentar os conflitos já existentes nessa região do Oeste do Pará, principalmente próxima as BR230 (Transamazônica) e BR163 (Cuiabá/Santarém).   
Esses 304,8 mil ha irão ser incorporadas à recém criada Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim e os posseiros poderão ser regularizados, além dessa área foi retirada outros 438,7mil ha da área mais preservada para ser incorporada ao Parque Nacional Rio Novo (Unidade de Proteção integral).
O Motivo pelo qual o presidente Temer (que tem 8% de aprovação popular, segundo o Vox Populi) editou a MP 756 foi por causa dos Interesses financeiros dele com o Senador do Partido Progressista (PP) licenciado de Mato Grosso e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Borges Maggi, que segundo entrevista à revista Globo Rural em 2014 quer construir em paralelo com a BR163 a ESTRADA DE FERRRO-GRÃO que seria mais um corredor de Soja (saindo de Mato Grosso) e Fertilizantes (vindo de outros países), mas para ter viabilidade a Ferrovia de Blario Maggi deverá passar pela parte fracionada da Flona Jamanxim, é o que indica também o portal de notícias do Senado.

Segundo o Estudo Arco Norte: Um Desafio Logístico elaborado em 2016 pelo Centro de Estudos e Debates Estratégico uma Consultoria legislativa da Câmara Federal, as informações mínimas da Ferrovia de Blairo Maggi terão as seguintes características:

Na imagem é possível ver os 12 municípios atingidos. Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MPAC.

Empresa Interessada: Estação da Luz Participações Ltda – EDLP
Traçado Apresentado: 933,7km
Municípios Atingidos: Sairá de Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) até o porto de Miritituba em Itaituba (Pará), ao todo serão 12 municípios atingidos;
Valor da Obra: R$12,6 Bilhões 

REFERÊNCIAS 

Entrevista de Blairo Maggi a Revista Globo Rural. São Paulo. 2014. Disponível em: 
http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Infraestrutura-e-Logistica/noticia/2014/03/maggi-quer-ferrovia-paralela-br-163-e-diz-que-ha-grupos-interessados-em-participar-do-projeto.html

Instituto Chico Mendes (ICMBio). Brasília. 2016. Disponível: http://www.icmbio.gov.br/portal/


Medida Provisória 756. Brasília. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv756.htm

Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Brasília. 2016. Disponível em: http://www.transportes.gov.br/

Notícia no Portal do Senado. Brasília. 2016. Disponível em:

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/12/20/governo-edita-mp-para-alterar-limites-de-parques-florestas-e-areas-de-protecao-no-para/tablet

Publicação do Estudo "Arco Norte: Um Desafio Logístico". Brasília. 2016. Disponível em:
http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/30939