quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Em Brasília estudantes de Altamira foram protestar contra a PEC 55

Estudantes e professores da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA) dos campi de Altamira estiveram ontem em Brasília com milhares de estudantes, técnicos e professores de outras Universidades e Escolas para protestarem contra a PEC 55, que visa cortar os investimentos nos próximos 20 anos.


Eles foram para Brasília representando a comunidade universitária que ficaram ocupando os campi em Altamira, durante a manifestação os estudantes foram agredidos pela Polícia Militar, comandada pelo Ministro da Justiça Alexandre de Morais que já foi advogado do PCC. 
Foto: Imagem da Internet que mostra a polícia agredindo os manifestantes.

Enquanto a Polícia tratava os 30 mil estudantes com bomba de gás, porrete, jato d'água e bala de borracha, os 61 senadores votaram a favor da PEC enquanto que 14 votaram contra, nove deles do PT. 
Foto: Imagem da Internet que mostra a desmobilização pela força bruta realizada pela Polícia Militar.

Segundo informações do Diretório Acadêmico da UFPA os estudantes que foram para Brasília já estão retornando para Altamira e serão muito bem recebidos, pois foram heróis diante de toda a truculência da Polícia de Michel Temer. 
Os estudantes durante o Ato do dia 11 de novembro em Altamira. 

A agora a votação irá para segundo turno, que será dia 13 de dezembro. 
Enquanto isso, hoje em Altamira os estudantes da UEPA participaram de um debate no Instituto Federal do Pará (IFPA) para falar da importância das ocupações. Os  estudantes e professores da UFPA fizeram uma roda de conversas para avaliar a PEC 55 a partir do olhar da Defensoria Pública da União, para isso estiveram presentes o Defensor Ben Hur, participou também da conversa o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).