segunda-feira, 11 de julho de 2016

Entenda a Importância de dizer não a Belo Sun

A Belo Sun é uma empresa canadense que pretende extrair mais de 100 toneladas de ouro da região conhecida como Volta Grande do Xingu no estado do Pará. Mas para isso ela pretende acumular 92 milhões de m³ de rejeitos, quantidade maior do que a Samarco liberou no rio Doce entre Minas Gerais e Espírito Santo.

A Belo Sun pretende explorar a base natural vantajosa da volta grande sem consultar os indígenas de duas Terras, que segundo o Instituto Sócio Ambiental (ISA), estão a 9,5km e 13,7km de distância da área adquirida ilegalmente pela canadense. 
Outro problema é que no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da empresa não cita a sobreposição de impactos do projeto dela com a barragem de Belo Monte, portanto, um estudo muito incompleto sobre a realidade concreta da região, a hidrelétrica está cerca de 11km de raio da área da Belo Sun. 
Recentemente o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem denunciando a compra de terras pública realizada pela Belo Sun, ou seja, a canadense está cometendo crime.
Outra denuncia é que a Belo Sun contratou a mesma empresa e engenheiro que foram responsáveis pelo estudo que dizia que a barragem de fundão em Mariana-MG da Samarco não iria romper, mas que rompeu e matou 19 pessoas alem de matar o rio Doce.
Portanto, é importante dizer não a Belo Sun, pois ela já  está violando as leis do Brasil e assumindo o risco de colocar todas as famílias ribeirinhas da Volta Grande do Xingu até a foz do rio Amazonas em perigo, pois assumiu essa responsabilidade ao colocar a empresa e engenheiro criminosos para fazer o estudo relacionado a barragem de rejeitos.